domingo, 16 de maio de 2010

Ópera no Castelo de Silves - Allgarve 2010









Così fan Tutte
Wolfgang Amadeos Mozart
Lorenzo Da Ponte


Castelo de Silves
10 e 11 de Julho de 2010 - 21:30


Paulo Matos - Encenação
Osvaldo Ferreira - Direcção musical

Alexandra Moura - Dorabella
Bruno Pereira - Don Alfonso
Carla Simões - Fiordiligi
João Cipriano - Ferrando
João Merino - Guglielmo
Sónia Alcobaça - Despina

Côro de 12 elementos

Co-repetição - Armando Vidal
Cravo - José Manuel Brandão
Cenografia e figurinos - Bruno Guerra
Coreografia - Carlos Matos
Desenho de luzes - Paulo Graça

Orquestra do Algarve


Crítica:
"Prende-nos no encantamento de luzes místicas, e leva-nos até ao seu majestoso castelo no cimo de uma colina, o palco da ópera «Cosi fan Tutte» de Wolfgang Amadeus Mozart, inserida no programa cultural «Allgarve’10».
O cenário natural de muralhas carregadas de história como bastidores, e o céu estrelado não poderiam ser melhores para nos fazer mergulhar até ao século XVIII e nos reencontrarmos em plena Nápoles...
A Orquestra do Algarve apresentou-se com uma formação surpreendentemente jovem, sob a batuta do maestro Osvaldo Ferreira, seduziu-nos com os sons tipicamente expressivos, melódicos e harmónicos de Mozart, e envolveu-nos no enredo do amor, que domina esta comédia.
A história? Don Alfonso lança um desafio provocante a Ferrando e Guglielmo, em que eles deveriam pôr à prova a fidelidade das suas amadas, Dorabella e Fiordiligi. Os dois oficiais fingem ser chamados para irem para a guerra, disfarçam-se de dois turcos galantes, charmosos e sedutores, e tentam conquistar a amada um do outro o que afinal acabam por conseguir.
A música de Mozart, alegre, jovial e rica acompanha brilhantemente esta história ligeiramente irreverente de sentimentos apaixonantes, que conjuga da melhor forma a austeridade e a ironia da vida – no que respeita ao amor.
Além da interpretação musical – que quase nos convenceu na totalidade - há que salientar sobretudo a qualidade artística dos cantores, que conseguiram arrastar consigo o público multicultural e entusiasmá-lo.
Silves, a anfitriã com o seu pano de fundo histórico – uma amálgama das culturas europeia e oriental – ofereceu sem dúvida o palco perfeito! Um momento de cultura absolutamente bem sucedido, que mexeu com todos os sentidos!"
Bettina Schmid
in Jornal Algarve 123

Sem comentários: