quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Últimas e próximas


No dia 04 de Janeiro dei as Boas Vindas ao Novo-Ano com o Concerto "Reviver a ópera no Trindade". Comunhão de cantores de renome em Portugal e da nova geração num programa muito variado. Lotação esgotada.

No dia 06 encerrei as Festas com o Concerto "Adoração com os Reis" na Igreja de S. Domingos, em Lisboa. Do programa o típico repertório de Natal e cânticos de louvor. O público, mais de 800 pessoas, muito entusiasta e interessado. No final os agradecimentos emocionados. Rostos de pessoas que não conheço, mas que me presentearam com todo o seu entusiasmo, ternura e agradecimento genuíno. Momentos em que nos apercebemos da nossa missão nesta profissão.

Para Fevereiro, já no dia 08, estarei no Teatro das Figuras ou Teatro Municipal de Faro, com a Orquestra do Algarve e o Maestro Cesário Costa, num Concerto intitulado "As palavras cantadas pelo amor feito música".

"Que frases escolhem as mulheres para cantar o amor? E como respondem os homens, quando o jogo de emoções se faz música? Aceitando um desafio lançado por Cesário Costa, Director Artístico da Orquestra do Algarve, Lídia Jorge, voz maior da escrita portuguesa, propõe, em forma de concerto, uma visão surpreendente das relações entre as perspectivas feminina e masculina sobre o amor e as palavras cantadas. Árias fundamentais da história da ópera (descobertas agora pelo lado das palavras) cruzam-se com peças orquestrais, num programa que contará com a estreia absoluta de uma obra de João Antunes sobre poemas de Teresa Horta."

“Palavras Cantadas - Oferta das Mulheres aos Homens”

Carta Branca à escritora Lídia Jorge

Antonio Vivaldi (1678-1741)

Zeffiretti, che sussurrate (Ercole sur Termodonte)

Alma opressa (La Fida Ninfa)

Georges Bizet (1838-1875)

Último Entreacto da Carmen (final do Terceiro Acto)

C´est des contrebandiers (Carmen, Ária de Micaela)

L´amour est un oiseau rebelle (Carmen)

Edvard Grieg (1843-1907)

Marcha Nupcial (Peer Gynt)

Canção de Solveig (Peer Gynt)

Pietro Mascagni (1863-1945)

Intermezzo Sinfónico (Cavalleria Rusticana)

Giacomo Puccini (1858-1924)

Scuoti quella fronda (Madame Butterfly, dueto)

Signore, ascolta! (Turandot)

Tanto amore segreto (Turandot)

João Antunes (n.1975)

Sopro da Inquietação

Minha partilha de mim (Estreia absoluta)


Maestro: Cesário Costa Solistas:

Sónia Alcobaça (Soprano)

Raquel Camarinha (Soprano)

Patrícia Quinta (Meio-soprano)

Transmissão em directo pela RDP Antena 2.



Já no dia 21 terei o prazer de me apresentar em recital com o Maestro João Paulo Santos, às 18 horas no Foyer do Teatro Nacional de São Carlos. O tema será "Camões, os românticos e a ideia de uma ópera nacional". Mais à frente darei notícias.