segunda-feira, 31 de dezembro de 2007
quinta-feira, 27 de dezembro de 2007
Reviver a Ópera no Trindade
Direcção Musical: João Paulo Santos
Intérpretes: Ana Ester Neves, Elvira Ferreira, Sónia Alcobaça, Sara Braga Simões, Maria Luísa de Freitas, Larissa Savchenko, Carlos Guilherme, José Manuel Araújo, Pedro Chaves, Mário Alves, João Merino, João Oliveira e José Corvelo.
Produção: INATEL / Teatro da Trindade 2008
Data: 04 de Janeiro de 2008
quarta-feira, 12 de dezembro de 2007
Concerto de Natal
Concerto de Natal da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras nos dias 14 e 15 de Dezembro, pelas 21h30, na Igreja de S. Domingos de Rana e Igreja de Nova Oeiras, respectivamente. Serão interpretadas as seguintes obras: A. Scarlatti - Sinfonia em Mi menor
D. Scarlatti - Sonatas em forma de Suite
Marcos Portugal - Cantata "Beatissima Virginis Maria"
D. Scarlatti - "Salve Regina" p/ Soprano e Cordas
Sob a direcção musical do Maestro Nikolay Lalov, interpretarei as duas últimas peças do programa.
quarta-feira, 5 de dezembro de 2007
Estreia de "La voix Humaine"

É patente a alegria após a estreia da ópera "La voix humaine" de Francis Poulenc no Centro de Arte Moderna em Lisboa no passado dia 27 de Novembro, inserida no Curso de Encenação de Ópera da Fundação Calouste Gulbenkian. Comigo o meu queridíssimo encenador José Lourenço e a minha insubstituível Paulinha (ou Marthe?) cuja sensibilidade e disponibilidade tanto contribuiram para o meu desempenho. Foi um sucesso. Tal como dizia há umas postagens atrás, este foi mesmo o maior desafio da minha, ainda curta, carreira. Quero agradecer a inestimável ajuda de todos os envolvidos, sem a qual teria sido muito mais difícil. Para quem não tenha estado presente prometo anunciar com antecedência datas e locais de futuras apresentações durante o próximo ano. Levantando já a ponta do véu, prevê-se a versão com orquestra. Depois darei mais pormenores. Quanto a fotografias do espectáculo só mais para a frente. Mas críticas já tenho:
"A encenação de José Lourenço, a primeira a ser apresentada, descobriu na Voz Humana de Cocteau e Poulenc (onde há uma única personagem ao telefone) formas curiosas de resolver os problemas cénicos e musicais que esta peça coloca, jogando com as fontes sonoras e visuais (pensando como e para onde - e para quem - fala a voz, deslocando o piano e jogando com ocultações sucessivas). Destaque-se também aqui o excelente trabalho vocal e teatral de Sónia Alcobaça e o do pianista Hélder Marques."
in Público por Pedro Boléo
"Sónia Alcobaça divina, seguríssima e apaixonada."
in arauxo.blogspot
Auditório de Espinho
Aqui fica uma imagem do ensaio geral da ópera "Dido and Aeneas" no Auditório de Espinho. O espectáculo foi muito apreciado pelos presentes e para quem não pôde estar terá oportunidade de ouvir esta interpretação em meados de Abril na Antena 2 já que foi gravado em directo para esta estação.
Crítica:
"Parabéns a António Carrilho pela rigorosa direcção musical e parabéns a Sónia Alcobaça pela fantástica interpretação enquanto Belinda e 2nd Whitch. (in terpsicore.blogspot)
LA
NAVE
VA
apresenta
Henry Purcell (1659 - 1695):
Dido e EneiasDido: Maria Luisa Tavares, mezzo-soprano
Eneias: Armando Possante,barítono
Belinda/ Segunda Bruxa: Sónia Alcobaça, soprano
Feiticeira: Elsa Cortez, soprano
Segunda mulher/ Primeira bruxa: Raquel Alão, soprano
Espírito: Lucinda Gerhardt, mezzo soprano
Marinheiro: Diogo Cerdeira, tenor
Grupo Vocal Olissipo
Director: Armando Possante
Elsa Cortez, Raquel Alão, Lucinda Gerhardt, Susana Moody,Diogo Cerdeira, Miguel Silva, Carlos Pedro Santos, Sérgio Silva
Quarteto Arabesco
Denys Stetsenko: violino barroco
Raquel Cravino: violino barroco
Lúcio Studer: viola barroca
Ana Raquel Pinheiro: violoncelo barroco
António Carrilho: flauta de bisel
Joana Amorim: flauta de bisel e traverso
Tiago Costa Freire: flauta de bisel
Marta Vicente: contrabaixo barroco
Nuno Oliveira: cravo
Encenação: Jorge Rodrigues
Figurinos e maquilhagem: Blue
Direcção musical e artística : António Carrilho
domingo, 11 de novembro de 2007
II Encontros de Música dos Patudos

Desta vez, entre ensaios da "Voz Humana" e aulas com Elena Dumitrescu, não sobrou tempo para anunciar atempadamente a minha participação na 2ª edição dos Encontros de Música dos Patudos. No entanto, gostaria de aqui deixar registado o agradável serão passado ontem, 10 de Novembro, na Casa dos Patudos com sala cheia e muita receptividade do público de Alpiarça. Num ambiente descontraído, proporcionado pela narração indispensável de Jorge Rodrigues que criou o elo de aproximação do público ao mundo da ópera, interpretaram-se árias, duetos e quartetos de algumas das mais carismáticas óperas do séc.XIX : "I Pagliacci", "Tosca", "Rigoletto", "Il Trovatore", "Tannhäuser", "Traviata", "Cavalleria Rusticana", "Carmen", "Don Carlo" e "Luisa Miller". Neste recital, além de mim, participaram Larissa Savchenko, Pedro Chaves, João Merino e ao piano o Maestro Armando Vidal. No final toda a simpatia dos presentes, as delícias conventuais da região e o convite para uma visita ao museu dos Patudos. "A vingança da cigana"

Digam lá se não é um casal bem castiço? Pepa (eu) e Chibante (Luís Rodrigues) na última produção de "A vingança da cigana" apresentada no passado mês de Outubro no Teatro Independente de Oeiras e Parque Palmela em Cascais. Salas cheias e muitas gargalhadas. No elenco: Sónia Alcobaça, Luís Rodrigues, João Rodrigues, Ana Cosme, Eduardo Viana, João Miranda, Cristina Almeida, Costa Campos e Ciro Telmo. Um espectáculo de grande qualidade. domingo, 28 de outubro de 2007
Ópera Barroca em Dezembro
Denise Duval no TNSC
terça-feira, 23 de outubro de 2007
A vingança serve-se "caliente"
Imagens do Festival de Ópera de Óbidos 2007
Festival de Cravo de Óbidos 2007

domingo, 30 de setembro de 2007
"Dido and Aeneas" - Agosto de 2007
"La voix humaine" de Jean Cocteau e Francis Poulenc


Festival de Ópera de Óbidos 2007
imenso e muito entusiasta. O programa encantador, entre árias dramáticas da Ópera Italiana, Coros inesquecíveis, a sensualidade da Opereta, melodias napolitanas e a Sinfonia 1812 de Tchaikovsky. No final um espectáculo de pirotecnía. Uma verdadeira chuva de estrelas no cenário de sonho da vila de Óbidos, uma das Maravilhas de Portugal. Já agora, na foto, sou a segunda a contar da direita para a esquerda.














%5B1%5D.vingan%C3%A7a.jpg)


