domingo, 29 de julho de 2012

Festival ao Largo 2012 - "Turandot" de Busoni


   
  "Trata-se de uma ópera em dois actos com uma história de amor/ódio rocambolesca mas que teve uma interpretação excelente por parte da Orquestra Sinfónica Portuguesa, dirigida pelo maestro Moritz Gnann, do Coro do Teatro Nacional de São Carlos e dos cantores.

A ópera Turandot de Busoni não é uma ópera facil tanto pela língua em que é cantada, o alemão, bem como pela inovação na tonalidade, a atonalidade, que Busoni imprimia nas sua composições.
Com tudo isto tivemos em palco Sónia Alcobaça e Mário João Alves, o par romântico que nos surpreenderam não pela voz de execução excelente mas pela dicção.
Falar alemão e por vezes de forma rápida não é facil, fazê-lo a cantar, e bem, e a dar o toque da representação é bem mais dificil, mas não foi isso que nos deram a entender ao artistas em palco. Foram quase perfeitos!"
in Jornal Hardmusica





Récita de 28/07/2012

sábado, 14 de julho de 2012

Busoni "Turandot" - Festival ao Largo 2012



"TURANDOT" - FERRUCCIO BUSONI
27.28. JULHO

ÓPERA EM VERSÃO DE CONCERTO


Direcção Musical
Moritz Gnann


ELENCO


Turandot - Sónia Alcobaça
Kalaf - Mário João Alves
Altoum - Nuno Dias
Adelma - Maria Luísa de Freitas
Barak - Luís Rodrigues
Truffaldino - Carlos Guilherme
Pantalone - André Baleiro
Tartaglia - Nuno Pereira
Rainha Mãe - Filipa Lopes
Uma Cantora - Carolina Figueiredo


CORO DO TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS
ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA




terça-feira, 3 de julho de 2012

Ópera de Gluck - Festival Cistermúsica 2012


07-07-2012, 21:30 / Cine-Teatro de Alcobaça

Ópera em 5 actos, estreada em 1770, que relata a história de amor e sedução entre Páris e Helena, um dos mais apaixonantes mitos da antiguidade e que até hoje continua a inspirar variadas manifestações artísticas. Esta obra, que será apresentada pela primeira vez em Portugal, é a terceira das óperas reformistas do compositor alemão Christoph Willibald Gluck e do Poeta italiano Ranieri de'Calzabigi. 
A suavidade da música e a subtileza irónica do libreto, que ficciona o episódio da chegada de Páris a Esparta até à sua fuga com Helena para Tróia, conferem-lhe um tom muito mais próximo das óperas de Mozart do que das suas antecessoras "Orfeo ed Euridice" e "Alceste". Gluck dedicou esta obra a um português, D.João Carlos de Bragança Duque de Lafões, na altura residente em Viena e mais tarde fundador da Academia das Ciências de Lisboa.
Este projecto resulta da parceria artística entre o Estúdio de Ópera da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), a Companhia Clara Andermatt e O Espaço do Tempo. Clara Andermatt e Rui Horta, ambos com percursos marcados pela sua íntima relação com o universo da música, juntam-se aos alunos, ex-alunos e professores da ESML para criar um projecto em que música, espaço e movimento se fundem num ambiente de intensa emotividade onde Deuses e Homens conspiram em nome do amor.

Encenação: Clara Andermatt
Direcção Artística do Estúdio de Ópera da ESML, edição e preparação musical: Nicholas McNair
Solistas: Carmen Matos, Carla Simões, Sara Marques, Sónia Alcobaça


Coro do Estúdio de Ópera da ESML:
Teresa Duarte, Rita Marques, Ana Sofia Ventura, Marta Garcia, Raquel Fernandes, Cláudia Nunes, Marta Cepêda, Laura Lopes, Avelino Abreu, Pedro Matos, Rui Aleixo, Pedro Cachado, Eduardo Martins, Ruben Rodeia, Gustavo Lopes.
Direcção - Clara Alcobia Coelho

Orquestra de Música Antiga da ESML:
Stephen Bull, Miguel Vasconcelos, Catarina Silva, Raquel Merrelho, Cristiana Sousa, Catarina Melo, Salomé Alves, Pedro Carvalho, Alexandrina Faria, Dina Hernandez, Danny Cruz, Paulo Sousa, João Luis Lopes, Catarina Dinis.
Direcção - Pedro Castro


Cenografia e Desenho de Luz: Rui Horta
Figurinos: Aleksandar Protic
Assistência de Encenação: Madalena Brak-Lamy
Direcção Técnica: Luís Bombico


Produção Executiva: ACCCA e Espaço do Tempo
Direcção de Produção: Alexandra Sabino
Assistência de Produção: Nuno da Rocha
Tour manager: Ana Carina Paulino


Coprodução: ACCCA - Companhia Clara Andermatt, ESML, O Espaço do Tempo e S.Luiz Teatro Municipal


Agradecimentos: Stephen Bull, Movimento de Expressão Fotográfica, Festival Cistermúsica, Theatro Circo.